Na última semana de campanha antes da votação que definirá presidente e, em 12 estados incluindo Mato Grosso do Sul, governador, prazos para realização de atos ligados à eleição começam a acabar. Esta segunda-feira (24), por exemplo, é o último dia para que empresas registrem pesquisas junto à Justiça Eleitoral. Até este domingo (23) oito amostragens estavam registradas para serem veiculadas ao longo da semana no Estado. A divulgação pode ocorrer até o próximo sábado (29), véspera da eleição, e no domingo (30) só pode ser anunciada após o término da votação. Lembrando que qualquer pesquisa deve ser registrada com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação. De acordo com a legislação eleitoral, no registro deve constar: quem contratou a pesquisa, o valor e a origem do dinheiro usado para pagamento, metodologia e período de realização, plano amostral e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico, além de margem de erro e outros itens. Mesmo com registro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) não são responsáveis pelo controle prévio sobre o resultado da amostragem e não gerenciam nem divulgam as mesmas. A fiscalização fica a cargo do Ministério Público Eleitoral. Candidatos e partidos também podem impugnar (questionar) a veracidade da pesquisa.